Para fazer a inscrição nos cursos abertos de Inclusão Digital clique aqui.

Após receber a confirmação de inscrição no curso, execute esse passo a passo para poder ter acesso:

- Na página inicial, no canto direito superior, clique no botão de acesso

 
Formação de educadores e educadoras para ensino de programação e fomento ao uso de pensamento computacional com estudantes da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Através de diversos recursos tecnológicos serão apresentadas possibilidades de desenvolvimento das habilidades de compreensão e resolução de problemas através do uso de linguagens de programação, segundo a abordagem da Aprendizagem Criativa.
Apresentação de metodologias mãos na massa e processos em trilhas de aprendizagem desenvolvidas nas plataformas web e aplicativos “Hora do Código”, “Scratch” e “TinkerCad”.
 
 
MÓDULO
DESCRIÇÃO
LOCALIZAÇÃO DO RECURSO
INTRODUÇÃO
Apresentação e problematização de Lógica e Linguagem de Programação na Educação e do uso do pensamento computacional para fomentar a capacidade de resolver problemas. Apresentação e problematização de tecnologias e seus recursos concomitantemente à adoção de metodologias pedagógicas baseadas em Aprendizagem Criativa. 
 
SCRATCH JR e SCRATCH
Linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT. Disponível on-line, possibilita criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos. Na versão SCRATCH JR, é uma linguagem de programação introdutória, adequada para a infância, que se apoia na linguagem visual para introduzir habilidades de programação para crianças ainda em alfabetização
https://www.scratchjr.org/
Disponível como um aplicativo gratuito para IOS, Android e Chromebook.
https://scratch.mit.edu/
https://scratchbrasil.org.br/
CODE.ORG
O Code.Org é uma plataforma com cursos de programação visual em blocos que visa incentivar as pessoas a aprender ciência da computação.
 
Adequada para crianças a partir de 4 anos, contém cursos completos para ensino de programação para desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento computacional e aprendizagem de conceitos de programação, permite a produção de histórias e jogos 2D dentro das atividades livres do curso que podem ser compartilhadas entre os colegas
Articulado ao movimento global  Hora do Código que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países.
https://code.org/
 
 
https://pt.khanacademy.org/hourofcode
TINKERCAD
É uma plataforma  de modelagem tridimensional online gratuita que roda em um navegador da web, conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso. Possui um módulo de programa que permite trabalhar, simultaneamente, a linguagem em blocos e de linhas de código, para programação de estruturas e artefatos robóticos e para modelagem 3D.
https://www.tinkercad.com/
   
     
     
     
     
Modalidade: Ensino à Distância 
Carga horária: 40 horas
Público alvo: Educadores (Professores(as), coordenadores(as), monitores(as) e estagiários(as) ) da Rede Municipal da Educação de Belo Horizonte, envolvidos no projeto "Tecnologias e Inovações Pedagógicas"
Pré-requisitos: Ter conhecimentos básicos de navegação de internet